Desafetos
traz narrativa potente e tenta juntar os fragmentos da existência de uma mulher, que se perde em meio a complexidade das relações cotidianas.
Ser mãe, esposa, amiga, filha, escritora e responsável por si, obrigações, prazeres e afetos que se misturam na figura confusa de um corpo que se prende em pensamentos profundos.
Reflexões diretas e duras entremeadas em textos poéticos e sensíveis, absorvem o leitor, que descobre diferentes faces da personagem e de si mesmo.
Um livro dividido em duas partes que formam uma só pessoa e autora, faces de um mesmo ser, que se perdeu entre as frestas do corpo e da vida.
A autora
Alice Garcia Vasconcelos Castro nasceu em 2003, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Estuda Artes Plásticas na Escola Guignard – UEMG, onde desenvolve uma pesquisa sobre paisagem. Como artista, explora em seu trabalho a mistura entre escrita, colagem, pintura e fotografia. Escreveu seu primeiro livro “Desafetos” entre 2021 e 2023.
Trechos
“É muito fácil sair se perdendo por aí. Eu mesma, por exemplo, sei que já me senti maior, já ocupei mais espaço. Acontece que, ao longo do tempo, foram arrancados alguns pedaços de mim e, de repente, fiquei vazia, me tornei pouco, me vi só. Enquanto meus pedaços de vida e afeto caiam de meu corpo, eu me preenchi, ou fui preenchida, sem perceber, por partes alheias, fragmentos e memórias que me moldaram e me tornaram pequena, sem frestas. Foi aí que me vi compacta, sem espaço para respirar e fluir, estagnada, em um corpo sem mim.”
“Em certos dias a emoção não cabe, toma forma líquida e escorre pelos olhos. Em outros momentos, a saudade aparece em forma de sorriso, lembrança daquilo que ainda vive na memória. O tempo todo, o afeto afeta e faz perceber que corações desesperados são donos de olhares que acolhem, pupilas que abraçam e beijos molhados na testa.
Palavras convertidas em silêncio geram ausência, silêncios transformados em palavras são tentativas de dimensionar nossa solidão.”
Avaliações
Não há avaliações ainda.